sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Fiat Mille 2009, mais competitivo...

Veterano da Fiat lançado em 1984, o Mille - que naquela época era batizado de Uno - não recebe grandes alterações estéticas desde a sua segunda reestilização, aplicada em fevereiro de 2004. De lá pra cá, o compacto ganhou poucas modificações, concentradas principalmente entre os equipamentos. Hoje (27), a montadora italiana apresenta a linha 2009 do Mille com novidades que, apesar de pequenas, ajudarão o compacto a manter seu ritmo mensal de vendas. Além do novo sobrenome Economy, a mais elogiada melhoria que a “bota ortopédica” ganhou foi sob o capô, que mantém o mesmo bloco 1.0l, porém mais econômico e menos agressivo ao meio-ambiente, visando atender às novas normas brasileiras de emissão que entrarão em vigor no ano que vem.
Por fora, o visual já cansado do Mille ganhou a companhia de nova grade frontal, com duas barras cromadas sustentando o novo logotipo vermelho da Fiat, pára-choques na cor da carroceria, calotas redesenhadas e lanternas com máscara negra. A novidade fica por conta das rodas de liga leve de 13″, agora opcionais, depois de um bom tempo sem disponibilizar tal item. De resto, praticamente o mesmo Uno de 1984. Por dentro, o painel de instrumentos ganhou fundo cinza e a ajuda de um “econômetro”, equipamento que informa ao motorista o nível certo de condução para obter melhores níveis de economia. Complementando, nova forração dos bancos e do acabamento das portas e o volante com o novo logo da marca.
A maior novidade não está no que se vê, mas no que se sente. Segundo a Fiat, o hatch está cerca de 10% mais econômico que o modelo 2008 - 20% se o motorista aproveitar ao máximo a faixa verde do econômetro. Isso se deve a melhorias no propulsor Fire 1.0l, que ganhou sobrenome Economy, adotando injeção seqüencial de combustível na partida, válvulas e bielas forjadas (30% mais leves), novo coletor de escapamento e um óleo menos viscoso. A quinta marcha foi alongada e a lenta passou de 850 para 750 rpm. Complementando, pneus 5% mais leves e suspensão recalibrada encerram as melhorias mecânicas do Mille Economy que, segundo a Fiat, é capaz de rodar até 22 km/l na estada, quando abastecido com gasolina - no álcool, o número desce para 15,6 km/l. No perímetro urbano, as marcas são de 15,6km/h e 11,1km/l, com gasolina e álcool, respectivamente. Potência e torque não se alteraram, continuando em 65/66cv e 9,1 mkgf.

O Mille Way, que antes era um kit comprado à parte, agora virou versão. Incorpora as mesmas mudanças do modelo convencional mais calotas redesenhadas e adesivação da versão. Devido aos pneus maiores e a suspensão elevada, o Mille Way melhorou seu consumo em apenas 5%, segundo a montadora. Mille Furgão e Fiorino também receberam as modificações. Mirando a concorrência, a Fiat reduziu o preço do compacto em cerca de R$ 500. Isso se traduz em custo/benefício um pouco melhor e mais competitividade em sua categoria, onde concorrem VW Gol, Chevrolet Celta, Ford Ka, Renault Clio Campus, além do chinês Effa M100. Em 2010, a segunda geração do veterano será lançada, com profundas alterações mecânicas e visuais.

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