domingo, 31 de agosto de 2008

NOVO KIA FORTE - o substituto do Cerato

A Kia apresentou oficialmente o novo sedan Forte, modelo que chega com a missão de substituir o Cerato (Spectra em alguns mercados). O lançamento está sendo feito por etapas, onde numa primeira fase será apenas lançado no mercado sul-coreano. Nos próximos meses, o Novo Kia Forte chegará aos mercados norte-americano, Oriente Médio e alguns países da Europa. Ainda não foi confirmado quando o modelo chega ao Brasil.
Com linhas modernas, o novo sedan mede 4,53 metros de comprimento, 1,77 metros de largura e 1,46 metros de altura. O Kia Forte é ligeiramente maior que o atual Cerato. As suas linhas são claramente inspiradas nos últimos protótipos da montadora, principalmente pelo Koup Concept.
Na parte mecânica, o modelo chega equipado com dois motores de 1,6 litro, um a gasolina e o outro a diesel. O motor movido a gasolina tem comando de válvulas variável e gera 124 cavalos de potência e torque de 15,9 kgfm. Já o propulsor a diesel, gera 128 cavalos de potência e 26,5 kgfm de torque.
Segundo a montadora, o motor a gasolina tem consumo médio de 16,13 km/litro. Já o motor a diesel, o consumo é quase o mesmo chegando a 16,67 km por litro de combustível.
A Kia pretende comercializar 50 mil unidades do novo modelo na Coréia do Sul. Para os demais mercados, a montadora espera chegar a 170 mil carros.
Em breve, a montadora deve anunciar um novo motor de 2 litros para o mercado norte-americano, Emirados Árabes e mercados da América Central. Como a Kia comercializa o Cerato no mercado nacional, a lógica aponta que o novo Kia Forte também chegará ao Brasil, possivelmente no ano que vem.

Nenhum comentário: