sexta-feira, 15 de agosto de 2008

SIGNIFICADO DOS LOGOTIPOS DAS MARCAS

Os emblemas dos fabricantes de automóveis são mais do que simples símbolos de identificação das marcas. A maioria deles traz embutidos diversos aspectos da história da marca, capazes de aguçar a curiosidade dos aficcionados por carros. Os logotipos acompanham o surgimento das primeiras fábricas de automóveis, no final do século passado. Como escuderias, agremiações esportivas e outras associações, os primeiros fabricantes de automóveis não dispensavam um símbolo de identificação do modelo, seguindo uma tradição surgida na Idade Média, como os brasões nobiliárquicos. Veja o significado dos que mais ficaram marcados na história do automóvel:



ALFA ROMEO: O símbolo é composto pela bandeira com a cruz vermelha (brasão da cidade de Milão) e pela serpente devorando um homem (símbolo da família real milanesa). O nome do fabricante italiano, fundado em 1910, é a combinação da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca.

ASTON MARTIN: Lionel Martin ganhou em 1913 a corrida de Aston-Clinton-Bergrennen, daí o nome.


AUDI: As quatro argolas unidas representam as marcas alemãs que formaram a Auto Union, fundada em 1947. São elas: Horch, Audi, Wanderer e DKW. No dia 1º de janeiro de 1985, a Auto Union passou a se chamar Audi AG, com sede empresarial em Nekarsulm, na Alemanha.

ABARTH: O escudo forma representa o conceito de vitória, as barras verdes branos e vermelhos foram adicionados nos ultimos tempos para simbolizar o italiano origem desses veículos.

BUICK: Logo surgiu a partir do brasão da família Buick(de origem escocesa); um escudo vermelho com um checkered prata e azuis diagonal linha traçada a partir do canto superior esquerdo do escudo de ouro e uma cruz no canto inferior esquerdo(a cruz havia um buraco no centro com o vermelho do escudo mostrando atraves) e no canto superior direito era um veado antlered cabeça com um decoteretalhadas. O logotipo sofreu várias revisões, depois, em 1960 o logotipo foi alterado para três escudos, para representar os três modelos Buick, no momento em produção (LeSabre, Invicta, e Electra).



BMW: Representa uma hélice de avião, nas cores azul e preta. Foi criada depois que os irmãos Karl Rath e Gustav Otto conseguiram permissão do governo alemão para produzir motores de avião, em 1917. O primeiro carro a ter o símbolo da marca alemã foi o modelo Dixi 3/15, de 1928. BMW é a abreviatura de "Fábrica de Motores da Bavária" (Bayerische Motoren Werk).



CADILLAC: Marca famosa da General Motors, o seu emblema é derivado do brasão da família de Sir Antoine de la Mothe Cadillac, o fundador da empresa. Desperta muita admiração no mundo todo, com sua grinalda de plumas – um verdadeiro clássico!



CHEVROLET: Diz a lenda que o logotipo em forma de gravata borboleta foi baseado na ilustração do papel de parede de um hotel em Paris onde um dos fundadores da marca, William Durant, teria se hospedado, em 1908. Durant guardou a amostra na carteira para usá-la como símbolo da marca de automóvel que fundou em parceria com o piloto Louis Chevrolet.

CHRYSLER: A antiga estrela de cinco pontas, formada a partir de um pentágono com cinco triângulos, representa a precisão da engenharia. O logo atual é um escudo com asas, que já havia sido foi adotado entre as décadas de 30 e 50.


CITROEN: Os dois "V" invertidos, conhecidos na França como " Deux Chevron", simbolizam a engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro Andre Citroën, fundador da marca francesa.


DAEWOO: A origem do logotipo é incerto, apesar de nossa pesquisa indica os três ramos podem ser representados de uma imagem da impresa foi a tentativa de alcaçar o cresimento como um auomobilistico de estabilidade em todas as operaçoes, e de confiança entre empresa e clientes.


DODGE: O búfalo simboliza a cidade de Dodge, localizada no estado de Kansas (EUA), no oeste norte-americano. A marca pertence à Chrysler.



FERRARI: O cavalo preto empinado sobre o fundo amarelo era usado no avião de Francesco Barraca, piloto de caça italiano morto na Primeira Guerra Mundial. A pedido da mãe de Barraca, o comendador Enzo Ferrari passou a adotar o emblema em seus carros a partir de 1923.

FORD: O símbolo oval com a assinatura de Henry Ford permanece quase inalterado desde a fundação da empresa, em 1903. Hoje ele inspira o desenho das grades dos carros da marca.


FIAT: A sigla em letras brancas sobre fundo azul significa Fábrica Italiana de Automóveis de Turim. Por algum tempo as 4 letras foram substituídas por 4 barras inclinadas (brancas ou cromadas) mas, atualmente, o símbolo remonta aos primeiros veículos fabricados pela Fiat.

HONDA: Que tipo de pessoa teria coragem de começar um negócio logo após seu país ser destruído pela guerra? Soichiro Honda não tinha medo. Desde pequeno apaixonado por motores e engrenagens começou a carreira trabalhando numa mecânica até o empreendimento ser destruído pelos bombardeios da II Guerra Mundial. O prejuízo longe de ser uma lástima tornou-se uma oportunidade de recomeço. Soichiro funda então a Honda Technical Research Institute, uma fábrica de motores e seu primeiro sucesso é um motor muito leve para ser instalado em bicicletas. Cinco anos depois de inaugurada a empresa já construía suas próprias motos. O investimento em tecnologia fez com que a Honda passasse a fabricar as motos mais baratas e econômicas do mercado. A entrada da marca nos Estados Unidos praticamente acabou com as fábricas americanas. Curiosidades: 1 – Dizem que tem moto da Honda que faz quase 80 quilômetros com um litro de gasolina. 2 – A empresa é a que mais fabrica motores em todo o mundo.

INFINITI: O logotipo é derivado do simbolo do infinito, não surpreendentemente. O conceito de abrir a estrada e viajar em direção ao infinito era que a empresa queria passar para o cliente.


JAGUAR: Antigamente chamava-se SS, por motivos politicos(depois da segunda guerra mundial)foi eliminado.


JEEP: Marca norte-americana cuja origem vem da pronúncia, em inglês, da sigla G.P. (General Purpose), utilizada para identificar os modelos destinados a vários tipo de uso.


KIA: Traduzido do corenao significa ascenção do oriente, o simbolo oval representa o mundo.

LADA: A empresa foi construida entre 1966-72 com a juda da Fiat. A fabrica da Lada fica a ca.1000 sul de Moscovo, nas margens do Woga. O logo representa um barco tipico utilizado nessa zona de Woga.

LAMBORGHINI: O touro que aparece no símbolo dos esportivos italianos é uma homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, às lutas de touro, pelas quais era fanático. Tanto que os carros da marca (Diablo e Murciélago) têm nomes de touros famosos.



LANCIA: O logo foi desenhado pelo conde Biscarette, o logo significa, volante=carro e bandeira=desporto.


LOTUS: nome vem da flor-de-lótus, e as iniciais ACBC no logotipo da empresa significam Anthony Colin Bruce Chapman, nome do fundador da marca em 1982.



MASERATI: O logotipo da marca italiana representa o tridente de Netuno, símbolo da cidade de Bolonha. A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati.

MAZDA: O M é de Jujiro Matsuda fundador da Mazda e de Ahura Masdah, deus do fogo e da luz. O "V" representa asas estendidas.



MERCEDES-BENZ: A estrela de três pontas representa a fabricação de motores para uso na terra, água e mar. Surgiu depois que Gottlieb Daimler enviou cartão postal para sua mulher, dizendo que a estrela impressa no cartão iria brilhar sobre sua obra.


MITSUBISHI: Em japônes, “mitsu” significa três e “bishi”, diamante. O emblema usa três diamantes para formar um triângulo, figura que tem três lados, que remete à resistência e preciosidade.



NISSAN: A moldura azul (cor do céu e do sucesso na cultura japonesa) e um círculo vermelho ao fundo (que representam a luz do sol e a sinceridade) remetem ao provérbio "sinceridade leva ao sucesso". Nissan significa "indústria japonesa".



OPEL: Logo originalmente caracterizado um slylizes dirigible no interior do "O", representando alemão perícia de engenharia.


PEUGEOT: O leão estilizado, que representa a “qualidade superior da marca” e homenageia a cidade de Lion (França), é usado desde 1919. Desde então, o logotipo sofreu sete modificações.

PORSCHE: São dois brasões sobrepostos - o da região de Baden-Württemberg e o da cidade de Stutgartt (o cavalo empinado), sede da marca alemã. A marca adotou o símbolo a partir de 1949.


QUADRIFOLIO: O trevo de quatro folhas dos esportivos da Alfa Romeo é o amuleto usado pelo piloto Ugo Sivocci, considerado herói da marca depois de ter morrido em um acidente, em 1923, no circuito de Monza (Itália). A partir daquele ano, todos os carros de corrida passaram a ter esse logotipo na carroceria.



ROVER: O barco simboliza "os maiores viajantes de todos os tempos" do mundo, os vikings.

RENAULT: O losango parecido com um diamante foi adotado em 1925, para sugerir sofisticação e prestígio. Desde então, teve quatro mudanças de visual. O primeiro símbolo, de 1898, eram dois "R", em homenagem aos irmãos Loiuis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa.


ROLLS ROYCE: Os dois “R” do logotipo eram estampados em vermelho. Com a morte de seus dois fundadores, Charles Rolls (1910) e Frederick Royce (1933), as letras passaram a ser grafadas em preto, em sinal de luto.



SAAB: Uma das marcas sob controle da GM, a sueca Saab começou a fabricar aviões em 1938. O nome vem de Svenska Aeroplan Akteebolaget. A produção de automóveis começou em 1959. O logotipo circular tem um animal mitológico com cabeça de águia e garras de leão, símbolo da vigilância. O azul de fundo é a cor da marinha.


SEAT: Foi fundada em 1950 no instituto nacional de industria(INI)em cooperação com a Fiat S.p.A. O logo anterior tinha um fundo azul(Fiat), atualmente o vermelho significa passion, sportyness and dynamics.

SUBARU: Na língua japonesa, Subaru significa "plêiade" (conjunto de estrelas). Isso explica a constelação adotada como logotipo da marca.

SKODA: O logotipo é uma seta alado, nao há qualquer significado aparente.




TOYOTA: As três argolas significam: espirito de equipe, satisfação do cliente e evolução.


VOLKSWAGEN: Um dos mais familiares símbolos entre as marcas de veículos. Este círculo envolve um "V" e um "W", iniciais de volks(em alemão: povo) e wagen (vagão, veículo), ou seja: carro do povo,ou popular, já naquela época! Foi encomendado pelo próprio governoalemão ao engenheiro Ferdinand Porsche (o próprio). Por issoambos os veículos usavam motores refrigerados a ar até poucotempo atrás.


VOLVO: O polêmico logotipo da marca sueca (que hoje é controlada pela Ford) é o símbolo da masculinidade. Por esse motivo já foi muito contestado por movimentos feministas na Europa.



VAUXHALL: Um emblema características Griffen (um leão com uma cabeça de águia), a partir de Fulk le Breant do brasão (embora note que muitos acreditavam que ele seja um Wyvern, mas uma estreita exaimination através de seus logotipos história mostrou uma cauda e, portanto, que bushy deve ser um Griffen). Over time, the name of the land changed, first to Foxhall, then Vaux Hall, and eventually just Vauxhall. Ao longo do tempo, o nome da terra mudou, o primeiro a Foxhall e, em seguida, Vaux Hall, e eventualmente apenas Vauxhall.

Nenhum comentário: