segunda-feira, 18 de agosto de 2008

TOYOTA

Toyota Motor Corp. (TMC) é uma empresa produtora de automóveis, no Japão, com sede na cidade de Toyota, província de Aichi. Além da marca Toyota, é proprietária das marcas Lexus, Scion e Daihatsu
TOYOTA
Tipo: Pública
Fundada : em 1933
Sede : Toyota Aichi, Japão
Principais pessoas : Hiroshi Okuda
Slogan : Moving Forward
Produtos : Automóveis
N° de empregados : 264.410
Origens na Toyoda Automatic Loom —1936

Sede da Toyota Motor, localizada na cidade de Toyota, província de Aichi, às margens da rodovia nacional 248, inaugurada em fevereiro de 2005
A nome original da família era Toyoda, mudado posteriormente por questões de facilidade na pronuncia do nome passando a se chamar Toyota. As origens da empresa remontam à criação de uma secção dedicada à produção de automóveis na já existente empresa voltada à fabricação de teares automáticos chamada Toyoda Automatic Loom, em setembro de 1933. Pouco depois, esta secção da empresa produzia o primeiro motor, um seis-cilindros em linha de 3,4 litros, com o nome de tipo A, em setembro de 1934, usado para produzir o protótipo do primeiro automóvel de passageiros, o modelo A1, concluído em maio de 1935 e o utilitário de modelo G1, em Agosto de 1935. Em 1936 iniciou-se a produção dos modelos de passageiros AA.
Com o lucro recorde de 2006, a Toyota esteve muito perto de superar a norte-americana GM, se tornando a maior fabricante de automóveis do mundo. No mês de maio de 2007 foi considerada a maior fabricante de automóveis do mundo, e superou a antiga rival norte-americana GM.
Ainda que a companhia seja hoje mais conhecida pelos carros que produz, seguindo o modelo produtivo Toyotismo, continua ainda no negócio da produção de têxteis.

Nenhum comentário: