terça-feira, 19 de agosto de 2008

MASERATI


A Maserati é uma tradicional fabricante de superesportivos italiana fundada em 01 de dezembro de 1914, em Bologna, pelos irmãos Maserati - Ettore e Ernesto - com o objetivo de desenvolver carros, e especialmente motores, além de produzir velas de ignição. O logotipo do tridente que identifica os carros Maserati até hoje, foi desenhado por Mario, o único artista dos quatro irmãos, inspirado na estátua de Netuno de Giambologna, localizada numa das praças mais importantes de Bologna.

Nova Fase com a Ferrari

Em 1997, a Ferrari comprou 50% da Maserati e assumiu seu controle operacional. Teve início a renovação da fábrica, sob o comando de Luca di Montezemolo, de onde saíram o Quattroporte Evoluzione, uma nova versão do sedã de luxo Quattroporte, e o 3200 GT Coupé, o primeiro produto da Maserati em sua nova fase. Em 1999 a Ferrari SpA assume totalmente o comando da Maserati e parte para uma revolucionária inovação da Fábrica, não só em termos operacionais, tais como: prédios, departamentos, maquinários, tecnologia, infra estrutura, mas também em termos pessoais, buscando formar uma equipe motivada de profissionais altamente competentes, investindo em tecnologia, engenharia, design, marketing, vendas, pós vendas e principalmente: inovando seus produtos.
O primeiro passo foi consolidar a marca e os produtos Maserati nos mercados europeu, asiático e latino americano, onde iniciou um árduo trabalho de reposicionamento da marca, que mesmo sendo tradicional, havia caído no esquecimento ou senão, havia se desgastado com o tempo devido aos períodos conturbados de sua história.
Vencida esta primeira batalha no ano de 2000, a Maserati partiu para a conquista do mercado Norte americano, um desafio emocionante, visto que a marca havia se retirado deste potencial mercado há cerca de dez anos. Sob o comando e experiência de Luca di Montezemolo, então Presidente do Grupo unificado, a Maserati inicia a retomada do mercado dos EUA fazendo uma verdadeira revolução em seus conceitos: a construção da Maserati North America, com novo posicionamento da marca, jovialidade da equipe, altos investimentos em marketing comunicação, tecnologia, design e releitura dos seus produtos, especialmente voltados para atingir em cheio o alvo e sob medida para o exigente consumidor norte-americano.
Desse desafio nascem da Fábrica de Modena, dois novos modelos absolutamente exuberantes e graças à este mesmo desafio, o mundo dos esportivos de luxo é brindado com as novas Maserati Spyder, conversível e Coupè, com motor em alumínio e câmbio tipo F1, trazendo toda tecnologia e know how da Ferrari de F1 ao conforto luxuoso das novas máquinas.
Em 2004 foi apresentada a Nova Quattroporte versão V, desenhada por Pininfarina, a que se seguiu em 2007, também com a colaboração da Pininfarina, a Granturismo.

Nenhum comentário: